11 abril 2015

Pronomes - I Parte

Seja bem-vindo à aula sobre pronomes. Hoje, você desvendará alguns mistérios que envolvem essa classe de palavras tão importante para uma boa interpretação de textos e para deixar o seu texto mais coerente e coeso, facilitando, assim, a interação com o leitor. De uma maneira mais genérica, pronome é toda palavra que representa, substitui ou acompanha um substantivo, fazendo referência a um ser e indicando uma pessoa do discurso:
  • Aquele que fala: eu, nós.
  • Aquele com quem falamos: tu, você, vós, vocês, Vossa Senhoria, Senhor.
  • Aquele de quem eu falo, que não participa da comunicação, mas é mencionado: ele, ela, aquilo, outro, qualquer, alguém etc.
Por isso, conhecer e saber utilizar os pronomes corretamente torna-se crucial na hora de escrever ou mesmo de interpretar um texto, ganhando tempo no momento da prova do vestibular.

Pronomes Pessoais : 
  1. Caso Reto 

Os pronomes pessoais do caso reto são os utilizados para marcar as pessoas do discurso . Mas o que são pessoas do discurso ? 
vestibular , enem , pronomes ,gramatica , linguá portuguesa

  •  Pessoas que fala : Eu falo.
  • Com quem se fala : Eu falo com você (tu).
  • De quem se fala : Eu falo dele (a).
  • Pessoa que fala: Nós falamos.
  • Com quem se fala: Eu falo com vocês (vós).
  • De quem se fala: Eu fala deles (as).
Além de marcar as pessoas do discursos , os pronomes pessoais do caso reto são utilizados  para evitar a repetição de um termo já citado anteriormente e também exercem a função de sujeito da oração , observe . 
O pronome "ele " foi empregado para que se evitasse a repetição do nome " João" . Na Segunda oração o pronome ele funciona como sujeito já que foi ele quem fez a ação de pedir ajuda . 

    2. Caso Oblíquo 
Complementando o quadro dos pronomes pessoais , apresentamos os do caso oblíquo. 


Os pronomes pessoais do caso oblíquo assumem a função de complementa , isto é , eles não representam quem faz uma ação , mas complementam o sentindo desse sujeito . Vejamos alguns exemplos . 

O pronome me é considerado oblíquo átono porque antes dele não há preposição , diferente do exemplo a seguir .
O pronome Mim é considerado oblíquo tônico,  pois,  antes dele , exites uma preposição 

você já ouviu falar em pronomes reflexivos ?  veja o exemplo :
Os pronomes reflexivos são aquele que marcam uma ação que uma pessoa fez e ela própria sofreu o resultado dessa ação . 
     A mulher ( Eu ) ao corta a laranja , acabou cortando a si mesma .

Outra duvida muito quando vamos escrever ou até mesmo falar alguma coisa é sobre o emprego dos pronomes ,eu e mim . Qual é o correto ? Depende da situação .

Uma dica simples é observa a palavra que virá depois do pronome : Se for um verbo , você deverá eu , e for final de frases , sempre mim . 


2 comentários: